O diferencial naquele lugar foi a acolhida do rev Hong Eun-Pa e a Igreja Metodista de Bupyeong- Korea do Sul. O culto da madrugada, às 05 hs da manhã, todos os dias, há mais de 50 anos, em todas as igrejas cristas daquele país. Participamos todas as madrugadas, e até ganham um guarda chuva. Visitamos duas igrejas metodistas do interior e também a Igreja Central de Seoul. A proporção de tamanho de templos e o numero de pessoas nas igrejas da Korea do Sul, é algo que precisa ser visto e sentido por nós do Brasil. A Korea do Sul tem 48.875.000 de habitantes, da ala protestante, 12 milhões de fieis, ala católica romana, 4.200.000 pessoas... A Presbiteriana, em primeiro lugar com 36.628 igrejas e 8.173.488 de fieis. A nossa igreja, com 6.077 igrejas, com 1.587.385 fieis, depois vem a Assembleia de Deus, Batista, Holiness, Salvation Army, Anglicana e Luterana.
A Igreja Metodista tem 223 distritos e 223 S.Ds., Ministros , 9.880, incluindo os aposentados(900). Três Seminários Teológicos. 693 Fundações Sociais. Missionários enviados ao mundo, para 72 países, 1.035 missionários.
Ficamos nos aposentos da igreja já citada, com 6.000 membros. Era o aniversário de 73 anos daquela Comunidade de fé.
Fomos convidados, atraves do nosso bispo Roberto, para esta visita, no aniversário da Igreja.
Flores, musica, limpeza, silencio, luta, fibra, planejamento....aprendemos isto e muito mais.
A comida foi degustada para sentir a diferença cultural na alimentação daquele país, adocicada. Pato e porco.
Visitamos mercados, restaurantes, o lugar da Copa em Seoul, Vila Folclórica ( a antiga Korea antes da divisão), Zona Desmilitarizada (divisa com a Korea do Norte), Montanhas de oração, a Igreja do Evangelho Pleno (a maior da Korea do Sul), etc.
Sentimento espiritual, cada um precisa sentir, pois foi um momento ímpar. Deus mudou aqueles pais com a Oração da Madrugada.
Agradecimentos ao grande lutador, o pastor senir, rev Hong Run-Pa e seus pastores auxiliares, assim como os presbiteros/as que ali nos assistiram com o maior carinho.
Deus abençoe as Korea do Sul e liberte a do Norte. Amém
Bispos: Roberto, Luiz Vergílio, Débora, Rosangela, Wesley, Sávio (superintendentes), Marcelo, Paulo de Tarso, Fernando, leigo Saulo Nogarol, Maria Isa, Marta e Maria Aono, Lucia e Adilio, Paulo Henrique, Evelise (RJ-batista), Marcelo e Delano (Fortaleza e Brasilia-independentes), Sueli, Noraldino, Lia, Edmilson, Osman, Anselmo (RJ).
A interprete ou tradutora veio de Los Angeles, a irmã Gina, presbiteriana. É koreana, morou no Brasil, e atualmente mora nos EUA.